Trader Energia

pt_BR en_GB

Associações:

FOLDERS INSTITUCIONAIS

da Empresa

Folder

Notícias

Novo Mercado de Gás sai em junho
BRASIL ENERGIA – 20/05/2019

A modelagem do programa Novo Mercado de Gás e as primeiras medidas devem ser anunciadas em junho, afirmou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, nesta sexta-feira (17/5) durante reunião com entidades de vários setores da indústria, no Rio de Janeiro.

O ministro também disse que estaria disposto a conversar com as entidades para buscar mais diálogo e receber sugestões ao programa. Reuniões periódicas devem passar a ser realizadas, conforme apurou a Brasil Energia.

O encontro de hoje foi um pedido de diversas entidades setoriais, como Abrace, Abal (alumínio), Abiquim (químico), Abividro (vidro), Anace, entre outros, preocupadas com o elevado preço do gás natural praticado no Brasil

Na reunião, foi cobrada do ministro uma ação imediata quanto ao desenvolvimento do mercado para absorver a oferta de gás do pré-sal, uma preocupação tanto dos consumidores quanto dos produtores, por ser um gás associado. Se não houver destinação no mercado interno, o insumo terá de ser reinjetado até exportado. Os agentes ressaltaram ainda a importância de se criar condições competitivas nos segmentos de transporte e de distribuição de gás.

Segundo uma fonte que esteve presente à reunião, o ministro se mostrou sensível à questão e citou a experiência norte-americana como caso bem-sucedido no setor de gás. A criação de condições para ampliar o volume da oferta e investir na abertura à competição, disse o ministro, foram fatores determinantes para que o gás chegasse ao preço de US$ 3 por milhão de BTU nos Estados Unidos.

O Comitê de Promoção da Concorrência do Mercado de Gás Natural no Brasil, criado pelo CNPE, em abril, tem até o próximo dia 7/6, para apresentar os resultados dos estudos que nortearão a equipe técnica do governo para propor medidas de estímulo à concorrência no mercado de gás. Além disso, o grupo vai recomendar diretrizes e o aperfeiçoamento de políticas voltadas à promoção da livre concorrência.

Outras Notícias