Trader Energia

pt_BR en_GB

Associações:

FOLDERS INSTITUCIONAIS

da Empresa

Folder

Notícias

Afluências ficarão abaixo da média história em agosto, diz ONS
CANAL ENERGIA – 29/07/2019

O Operador Nacional do Sistema (ONS) apresentou nesta sexta-feira, 26 de julho, o planejamento da operação do sistema elétrico para o próximo mês. As afluências ficarão abaixo da média história para o período e a carga deverá crescer 2,5% na comparação com agosto de 2018.
Segundo o ONS, a carga deverá atingir 66.044 MW médios, com crescimento no Sudeste (3,3%), no Sul (1,2%), no Norte (5%) e queda de 0,3% no Nordeste.
“O comportamento da carga ao longo do ano vem sendo impactado pelo baixo dinamismo da atividade econômica, que segue operando com elevado nível de ociosidade dos fatores de produção, refletindo em baixos índices de utilização da capacidade da indústria”, informou o ONS.
A meteorologia sinaliza que a temperatura deverá ter comportamento típico para essa época do ano, explicando o desempenho das regiões Sudeste e Sul. No Nordeste, a variação negativa está associada à redução de consumo de um consumidor livre conectado na rede básica, que vem se mantendo assim desde maio de 2019. No Norte, a taxa de crescimento prevista é explicada pela retomada da carga de um consumidor livre a partir de maio, que estava com sua carga reduzida desde abril de 2018.
As Energias Naturais Afluentes (ENAs) previstas para a agosto apontam para 80% da média história no Sudeste/Centro-Oeste, 63% no Sul, 46% no Norte e 88% no Norte.
O Custo Marginal da Operação (CMO) ficou em 218,91/MWh no Sudeste e no Sul na média semanal, e R$ 154,85/MWh no Nordeste e no Norte. Os reservatórios iniciam agosto com armazenamento de 45,7% no Sudeste, 79,3% no Sul, 52,9% no Nordeste e 72,3% no Norte. Clique aqui para ler a íntegra do Programa Mensal da Operação (PMO).

Outras Notícias