Menu

Notícias

ONS prevê carga 2,5% menor em novembro

02.12.2022

A terceira revisão semanal do Programa Mensal de Operação de novembro mostra ainda queda de 2,5% na carga do mês quando comparado com o mesmo período do ano passado. Esse índice está próximo ao indicado na versão mais recente das previsões do Operador Nacional do Sistema Elétrico que indicava redução de 2,7% sete dias atrás. Somente no Norte é esperado crescimento, de 7,2%, nos demais submercados o indicador é negativo em 1,8% no Sudeste/Centro -Oeste, de 8,2% no Sul e 3,8% no Nordeste.

O nível de vazões permaneceu na mesma faixa da semana passada. A expectativa de energia natural afluente no SE/CO, onde está cerca de 70% da capacidade de armazenamento do país é de 86% da MLT, no Sul é de 87% e no Nordeste o menor volume com valores equivalentes a 77% da media de longo termo. No Norte o volume esperado continua acima da média, em 142% da MLT.

A perspectiva do uso dos reservatórios no SE/CO mostra uma relativa estabilidade nos próximos 10 dias, a estimativa é de que o volume no SE/CO encerre novembro em 47,8% ante os atuais 47,9%. No Sul o nível deverá ficar em 82,9%, no Nordeste em 59,5% e no Norte em 51,6%.

Com esse cenário, novamente os valores do custo marginal de operação médio está zerado por mais uma semana em todos os submercados e em todos os patamares de carga.

Assim, o nível de despacho térmico continua apenas por inflexibilidade declarada pelas térmicas. Nessa semana é da ordem de 5.093 MW médios.

Em termos de meteorologia, na semana que se encerra nesta sexta-feira, 18 de novembro, houve precipitação em todas as bacias hidrográficas de interesse do SIN. Segundo o ONS, os maiores totais foram observados nas bacias dos rios Paranapanema, os trechos alto e médio do rio São Francisco, a cabeceira do rio Grande e a incremental à UHE Itaipu.

Já na próxima semana a previsão é de manutenção da condição no trecho médio da bacia do rio São Francisco e no médio e baixo Tocantins e Xingu. Além disso, deve ocorrer precipitação de intensidade fraca nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai, Iguaçu, Paranapanema, Tietê e na incremental à UHE Itaipu e chuva fraca a moderada na bacia do rio Madeira. No final da semana deve ocorrer precipitação nas bacias dos rios Grande, Paranaíba, alto-médio São Francisco, Tocantins e Xingu.

Link Externo: target="_blank" href="http://www.canalenergia.com.br/noticias/53230237/ons-preve-carga-25-menor-em-novembro"

Autor: Maurício Godoi

« VOLTAR