Menu

Notícias

ONS muda previsões de níveis para submercados em dezembro

14.12.2022


A revisão da Programação Mensal da Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico segue indicando que os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste devem terminar 2022 com volume de 52,1%. O documento aponta que os níveis no Nordeste devem encerrar dezembro com volume de 63,8%, na região Norte com 62,2%, enquanto no Sul, a expectativa é para 81,2% da capacidade.

A próxima semana operativa deve ter ascensão nas afluências de todos os subsistemas, abaixo da média histórica no Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Nordeste, e acima da média para o Norte. A atuação de áreas de baixa pressão sobre o continente e o avanço de uma frente fria no oceano ocasionam chuva todas as bacias de interesse para o SIN, com a precipitação mais intensa prevista para as bacias dos rios Grande, Tietê, Paraíba do Sul e incremental a UHE Itaipu.

A previsão mensal para a Energia Natural Afluente no SE/CO é que chegue a 42.465 MW med, o mesmo que 88% da média de longo termo. No Nordeste, a expectativa é de uma ENA de 8.721 MW med, o equivalente a 89% da MLT. No Sul, a ENA aguardada é de 6.530 MW med, o correspondente a 88% da MLT. Já na região Norte, o valor esperado é de 15.692 MW med, o mesmo que 190% da MLT.

Quanto a carga, os valores previstos indicam taxas de crescimento de 1% no submercado SE/CO e 9,5% para o Norte quando comparadas ao mesmo mês do ano anterior. Para os subsistemas Sul e Nordeste são esperadas quedas de 2,8% e 1,8%. Cabe destacar que o Norte tem a retomada de carga de um consumidor de forma gradativa ao longo dos últimos meses.

Por fim, os valores médios semanais do Custo Marginal de Operação (CMO) saíram de R$ 0,07/MWh para R$ 0,03/MWh em todos os subsistemas em relação à semana anterior.

Link Externo: target="_blank" href="http://www.canalenergia.com.br/noticias/53231601/ons-muda-previsoes-de-niveis-para-submercados-em-dezembro"

Autor: Canal Energia

« VOLTAR