Menu

Notícias

Petrobras e Equinor firmam acordo para avaliar sete projetos de geração de energia eólica na costa do Brasil

16.03.2023

Petrobras informou que assinou com a Equinor um acordo que amplia a cooperação entre as empresas para avaliar a viabilidade técnica, econômica e ambiental de sete projetos de geração de energia eólica offshore na costa brasileira, com potencial para gerar até 14,5 gigawatts (GW), com prazo até 2028.

A parceria entre a Petrobras e Equinor foi estabelecida em 2018, com os dois parques eólicos Aracatu I e II, localizados na fronteira litorânea entre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Além desses dois projetos, o novo acordo prevê avaliação da viabilidade de parques eólicos de Mangara, na costa do Piauí; Ibitucatu, na costa do Ceará; Colibri, na fronteira litorânea entre o Rio Grande do Norte e Ceará, além de Atobá e Ibituassu, ambos na costa do Rio Grande do Sul.

Com esses estudos, a expectativa é avançar nos projetos de transição energética do país. “Esse acordo vai abrir caminhos para uma nova fronteira de energia limpa e renovável no Brasil, aproveitando o expressivo potencial eólico offshore do nosso país e impulsionando nossa trajetória em direção à transição energética”, disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, em comunicado.

Prates destaca, contudo, que a fase é de estudos e a alocação de investimentos depende de “análises aprofundadas para avaliar sua viabilidade, além de avanços regulatórios que permitirão os processos de autorização para as atividades, a ser feita pela União”.

No comunicado, a Petrobras reitera seu objetivo de atingir metas de curto prazo e sua ambição de neutralizar as emissões nas atividades sob seu controle até 2050 — assim como influenciar parceiros em ativos não operados. No Plano Estratégico da Petrobras para o período de 2023 a 2027, a eólica offshore é um dos segmentos priorizados para estudos aprofundados.

A companhia acrescenta que segue mapeando oportunidades e apostando em projetos de desenvolvimento tecnológico nesse segmento, como os testes da Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore (conhecida como Bravo), em parceria com o Senai do Rio Grande do Norte (RN) e de Santa Catarina (SC).

Link Externo: target="_blank" href="http://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/03/06/petrobras-e-equinor-firmam-acordo-para-avaliar-sete-projetos-de-geracao-de-energia-eolica-na-costa-do-brasil.ghtml"

Autor: Victoria Netto

« VOLTAR