Menu

Notícias

Impacto da Energia Elétrica na Inflação

23.03.2023


Em 2022 1 , a tarifa residencial de energia elétrica teve uma redução média de 20%, frente a uma variação do IPCA de 4,7% no período. Comessa redução, a energia elétrica teve uma impacto negativo noIPCA de 2022de0,98p.p. 2 No mercado livre, o preço médio de longo prazo da energia elétrica negociada em 2022 também sofreu uma reduçãode 20%. Entre 2015 e 2022, observou-se um elevação de 70% na tarifa residencial, contra um IPCA de 58% no mesmo período. Já no mercado livre, a variação média do preço da energia foi de apenas 9%nosúltimos 8 anos.

Impacto da Energia Elétrica na Inflação Essa diminuição no custo da energia elétrica em 2022 foi provocada basicamente por dois fatores: 4 1) Redução da carga tributária sobre a energia elétrica (tarifas e preços doACL); e 2) Melhora no cenário hidrológico e consequente redução da geração termelétrica (bandeira tarifária verde no ACR e queda depreçosno ACL. Se retirados esses dois efeitos, ao invés de uma redução, a tarifa residencial teria sofrido uma elevação de 9% em 2022 e um aumento de 131% entre 2015 e 2022, mais que o dobro da inflação do período.

 

Considerações Finais Emboramuitopositiva,essareduçãonatarifadeenergiaé frutodefatorespontuais,enãorefleteumamudança estruturaldereduçãodecustosintrínsecosdosetorelétrico. Retiradosessesfatores,atarifaresidencialcontinua apresentandoumaelevaçãomuitosuperioràinflação. Jánomercadolivre,opreçodaenergiaelétricatendeater umavariaçãoabaixodainflação,frutodamaiorcompetição entreosfornecedoresnoambientedemercado. Nessesentido,éfundamentalavançarcomasreformas estruturaisdosetorelétricoqueprevêemaaberturatotaldo mercado,revisãodesubsídiosecorretaalocaçãodecustose riscosentreosagentes.

 

Link Externo: target="_blank" href="http://abraceel.com.br/biblioteca/estudos/2023/03/estudo-abraceel-inflacao-e-energia-eletrica/"

Autor: Abraceel

« VOLTAR