Menu

Notícias

No pior cenário para 2022, reajuste médio das tarifas de energia será de 5%, diz consultoria

17.09.2021


A PSR, uma das consultorias mais renomadas no setor elétrico, prevê, em seu pior cenário, um índice de reajuste de 5% das tarifas de energia, na média Brasil, para 2022.

“Estamos observando a possibilidade de termos até índices de reajustes tarifários negativos, como resultado do aporte na tarifa de energia de medidas que trazem dinheiro para o setor elétrico. No pior cenário, de térmicas ligadas o tempo inteiro, chegamos a um IRT médio Brasil de 5% nominal. A bandeira de escassez hídrica faz muita diferença”, explicou Luiz Barroso, presidente da PSR, em evento do BTG Pactual.

Também presente no evento, o secretário de energia elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Christiano Vieira da Silva, lembrou que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já vem tomando, nos últimos dois anos, uma série de medidas de gestão tarifária, para impedir uma impacto muito grande e imediato aos consumidores. “Isso deve ser feito também em 2022”, disse.

Além disso, a PSR estima que o risco máximo de racionamento de energia ao longo de 2021 é de 20%. "O percentual é alto, mas o risco de não ter racionamento é quatro vezes maior, de 80%. E quando consideramos todas as medidas adicionais já tomadas pelo governo, esse risco é praticamente eliminado", afirmou Barroso.

Ainda de acordo com o especialista, existe um risco de 30% de que o sistema elétrico brasileiro opere de forma "apertada" neste ano, podendo sofrer com blecautes pontuais em horários de pico de demanda. Com as medidas do governo, esse risco também se reduz, pontuou Barroso.

Link Externo: target="_blank" href="http://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/09/14/no-pior-cenario-para-2022-reajuste-medio-das-tarifas-de-energia-sera-de-5percent-diz-consultoria.ghtml"

Autor: Letícia Fucuchima

« VOLTAR