Menu

Notícias

EPE: Ampliação do escoamento da transmissão de energia renovável do NE demandará R$ 18,2 bi

03.02.2022


A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) finalizou a primeira parte do estudo de expansão da transmissão para reforços no Sistema Interligado Nacional (SIN) com a previsão de que a capacidade de intercâmbio entre as regiões Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste vai exigir investimentos de R$ 18,2 bilhões até 2030.

A estimativa leva em consideração a construção de 6.600 quilômetros de linhas de transmissão e quatro novas subestações até 2030. As recomendações envolvem expansões da malha de transmissão entre a região norte da Bahia e os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

A previsão é que os novos investimentos vão viabilizar o escoamento de cerca de 57 gigawatts (GW) de geração renovável no Norte e Nordeste do país.

Essa primeira fase do estudo trata apenas da expansão da área sul da região Nordeste. De acordo com a EPE, depois da publicação das três fases do estudo, a capacidade de intercâmbio entre as regiões prevista para o ano de 2026 deve subir 17,2 GW para aproximadamente 30 GW.

A estatal afirma que há possibilidade de que as datas recomendadas para a implantação dos novos projetos sejam antecipadas, a depender dos volumes de geração conectados na região Nordeste.

Além disso, a EPE também recomendou a antecipação para 2026 e 2028 da implantação dos reforços da malha de transmissão previstos para 2031 no norte de Minas Gerais. Segundo a companhia, o objetivo é viabilizar o adequado escoamento dos potenciais de energia renovável no país.

Link Externo: target="_blank" href="http://valor.globo.com/brasil/noticia/2022/01/12/epe-ampliacao-do-escoamento-da-transmissao-de-energia-renovavel-do-ne-demandara-r-182-bi.ghtml"

« VOLTAR