Menu

Notícias

Finlandesa Wärtsilä inaugura 1ª oficina de reparo para caixas de turbinas eólicas da América Latina em PE

14.04.2022


A companhia finlandesa Wärtsilä inaugurou nesta quinta-feira (31) a primeira oficina especializada em serviços de reparo de caixas multiplicadoras para turbinas eólicas da América Latina, localizada em Cabo de Santo Agostinho (PE).

Até então, para serem reparadas, as caixas multiplicadoras eram enviadas à Europa, principal região de fabricação desses equipamentos. O diretor da Wärtsilä no Brasil, Jorge Alcaide, aponta que a oficina no país vai reduzir o tempo e os custos dessas operações.

“Ao oferecer a possibilidade de reparar e testar as caixas no país, estamos ajudando a reduzir os custos diretos de energia, contribuindo para aumentar a disponibilidade operacional dos parques eólicos e, consequentemente, ajudando a maximizar o uso da energia eólica na matriz energética brasileira”, afirmou.

Na oficina brasileira, será possível testar o equipamento reparado com a carga total de operação, ou parcial, a depender da potência de cada modelo. Segundo a companhia, o teste auxilia na identificação de possíveis falhas antes da montagem da caixa multiplicadora na turbina eólica.

Segundo a companhia, a escolha por instalar a oficina na região Nordeste foi estratégica, dado que é onde grande parte de turbinas eólicas brasileiras opera, devido à forte incidência de ventos.

Atualmente, a energia eólica é a segunda maior fonte de geração do país, com 21,2 gigawatts (GW) de capacidade instalada. Do total, 16,4 GW estão na região Nordeste.

Link Externo: target="_blank" href="http://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/03/31/finlandesa-wartsila-inaugura-1a-oficina-de-reparo-para-caixas-de-turbinas-eolicas-da-america-latina-em-pe.ghtml"

Autor: Gabriela Ruddy

« VOLTAR