Menu

Notícias

Ministro defende modernização de segurança de torres de transmissão

27.01.2023

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nessa terça-feira (17) a modernização do sistema de segurança em área onde estão instaladas torres de transmissão de energia elétrica e disse que a utilização de drones e a instalação de câmeras de segurança estão em estudo.

Após participar de reunião com representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e de empresas do segmento, Silveira disse que a reunião “serviu para discutirmos questões fundamentais para a modernização da segurança do sistema de transmissão nacional. Há uma boa vontade muito grande de todos os players do sistema, com implantação de videomonitoramento, com implantação de vigilância via drone e outros instrumentos muito modernos”.

De acordo com dados da Aneel, quatro torres foram derrubadas e 12 foram danificadas desde o dia 8 de janeiro, dia em que bolsonaristas radicais invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes, em Brasília.

Apesar do vandalismo, a agência pontua que não houve interrupção do fornecimento de energia em nenhum ponto atingido.

“Todas as redes de transmissão que foram atacadas — menos a do fim de semana — já estão em pleno funcionamento”, disse Silveira a jornalistas.

O chefe da pasta de Minas e Energia destacou que os custos para reparar as torres são financiados pelas transmissoras de energia e indicou que as despesas do setor são custeadas pelos consumidores.

“Por enquanto, as empresas que fizeram a manutenção estão arcando com essas respostas rápidas”, disse o ministro. “Quem paga todo o setor elétrico é o usuário de energia, portanto, todos nós brasileiros”, completou.

Silveira disse que, nesse momento, ainda não é possível comprovar sabotagem e afirmou que todos entenderam a necessidade de ser proativo e se antecipar a questões mais graves.

“Estamos seguros de que é possível apurar fatos pontuais. A PRF [Polícia Rodoviária Federal] tem ação mais ostensiva nas estradas onde passam as linhas transmissão e já colaboram no monitoramento. A PF [Polícia Federal] deve encabeçar inquéritos que investigarão ataques e estabelecerão as punições. Há uma pronta resposta do Estado brasileiro em relação a esses atos que nos indignam. Situação está sob controle, sociedade pode contribuir com a vigilância”, afirmou o ministro.

 

Silveira evitou reconhecer falhas na segurança, mas defendeu o aperfeiçoamento do sistema para evitar que episódios como os dos últimos dias voltem a ocorrer.

Indagado sobre a montagem da equipe do ministério, Silveira destacou que trata-se de “uma área muito estratégica” e pontuou que tem sido muito cuidadoso.

“Quero construir diálogo com todos os participantes de sistemas fundamentais para o crescimento do país. Precisamos dar eficiência a toda a gestão pública para que possamos combater as desigualdades tão latentes na sociedade”, finalizou.

Link Externo: target="_blank" href="http://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/01/17/governo-estuda-usar-drones-e-cameras-para-proteger-torres-de-energia-contra-ataques-terroristas.ghtml"

Autor: Marcelo Ribeiro

« VOLTAR