Menu

Notícias

ONS: ENERGIA ARMAZENADA NO SIN EM SETEMBRO PODE ATINGIR MAIS DE 80%

09.05.2023

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou, durante a reunião ordinária de março do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), as projeções gerais para os próximos seis meses e os resultados da operação referentes a março de 2023. A perspectiva geral é favorável, já que foi registrada uma boa recuperação dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), situação que se reflete na indicação, nos estudos prospectivos que o ONS atualiza mensalmente, onde os níveis d’água estocados até o final do próximo período seco se mostram bastante confortáveis.

As projeções de Energia Armazenada (EAR) do Sudeste/Centro-Oeste para setembro de 2023 são de 82,6%, no cenário mais positivo, e de 76,4%, no limite inferior. Os resultados apontam que em 30 de setembro, o SIN estará com níveis variando entre 74,8% e 81,1%. Em ambos, as perspectivas de prazo mais curto também são positivas, com indicações de encerramento do mês de abril com a EAR nos percentuais mais elevados nos últimos 11 anos.

Os índices de Energia Natural Afluente (ENA) para o período de abril a setembro de 2023 mostram que as afluências do SIN podem variar entre 80% e 106% da Média de Longo Termo (MLT). Se confirmadas, as condições do limite superior serão classificadas entre as melhores dos últimos 12 anos.

Período úmido: resultados positivos
A afluência, em março, superou 100% da Média de Longo Termo (MLT) em três subsistemas: Sudeste/Centro-Oeste (102% da MLT), Norte (103% da MLT) e Sul (114% da MLT). Apenas o Nordeste apresentou comportamento diferente, com 55% da MLT. Ao longo dos últimos seis meses, o Sistema Interligado Nacional (SIN) apresentou afluência acima da média em outubro de 2022 (116% da MLT), janeiro de 2023 (117% da MLT) e fevereiro de 2023 (101% da MLT).

A ENA em patamar adequado para o período tipicamente úmido e uma boa coordenação dos reservatórios, conduzida pelo ONS em parceria com as diversas entidades responsáveis pela gestão do setor elétrico, permitiram que a EAR atingisse, ao final de março, o maior patamar em 16 anos no SIN, com o Sudeste/Centro-Oeste em 83,1%, o Sul atingiu 82,9. Para o Norte e Nordeste, os resultados foram de 97,7% e 91,4%, respectivamente.

Link Externo: target="_blank" href="http://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/ONS-Energia-Armazenada-no-SIN-em-setembro-pode-atingir-mais-de-80-.aspx"

Autor: ONS

« VOLTAR