Menu

Notícias

PMO: Abril deve fechar com redução de carga de 12,4%

27.04.2020


A queda da carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) deve fechar em 12,4% no mês de abril, em relação ao mês anterior, e de 12.3%, em relação ao mês mesmo de 2019. A previsão foi divulgada nesta sexta-feira, 24/04, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) durante a reunião do Programa Mensal da Operação (PMO). Em maio, a expectativa é de a carga fechar em 61,4 GW médios, uma queda de 8,3%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Dos submercados, na comparação com o mês anterior, a maior queda deverá ocorrer no Sul, com redução de 16%, seguido de queda de 13% no Sudeste/Centro-Oeste. Para o subsistema Nordeste, a queda em relação a março deve chegar a 8%, e a 7,6% no Norte.

Quanto às condições meteorológicas, caso não haja uma mudança de cenário, o mês de abril deve fechar com degradação das condições de armazenamento no submercado Sul. A região, inclusive, deve fechar o mês de abril em 17% da Média de Longo Termo (MLT), com o pior histórico.   

Além dos menos níveis de armazenamento, o subsistema Sul apresentou redução da carga de aproximadamente em 19%. E, com a exceção da hidrelétrica Quebra Queixo (120 MW), em Santa Catarina, as demais usinas da região Sul estão com a geração paralisada. Apesar da queda de armazenamento no subsistema, as medidas para despacho térmico adicional elevaram os níveis em 1,6%.

No submercado Sudeste/Centro-Oeste, medidas de redução da geração hidráulica em abril e a melhoria das condições hidrológicas favoráveis, resultaram em uma recuperação dos armazenamentos, um aumento de 10% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado.

Link Externo: target="_blank" href="http://megawhat.energy/news/91866/pmo-abril-deve-fechar-com-reducao-de-carga-de-124"

Autor: Natália Bezutti

« VOLTAR