Menu

Notícias

Governo autoriza acionar térmicas e importar energia para preservar nível de hidrelétricas

20.10.2020


O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) decidiu nesta sexta-feira (16) autorizar o acionamento de usinas termelétricas – mais caras – para preservar os reservatórios das usinas hidrelétricas.

 

O comitê também autorizou a importação de energia elétrica da Argentina e do Uruguai. A decisão foi tomada em uma reunião extraordinária.

 

Segundo o governo, a maior preocupação é com os reservatórios da região Sul, que podem chegar ao verão sob uma demanda maior e com nível de abastecimento abaixo do esperado. Em nota, o CMSE informou que “especificamente para o Sul foi destacada a importância de se reduzir a geração hidráulica das bacias desse subsistema”. O comitê afirma que, para os próximos dias, a previsão é de chuvas irregulares em bacias da região Sudeste, sem o imediato aumento no nível dos reservatórios. A nota destaca ainda que as altas temperaturas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e o retorno gradual das atividades econômicas têm contribuído para elevar o consumo de energia elétrica.

 

A expectativa do CMSE é que, ao final do mês de outubro, sejam atingidos armazenamentos de 23,2%, 19,8%, 52,4% e 32,5% para os reservatórios dos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste, Sul, Nordeste e Norte, respectivamente – “resultando, portanto, na continuidade da degradação dos atuais volumes armazenados”.

Link Externo: target="_blank" href="http://g1.globo.com/economia/noticia/2020/10/16/governo-autoriza-acionar-termicas-e-importar-energia-para-preservar-nivel-de-hidreletricas.ghtml"

Autor: LAÍS LIZ

« VOLTAR