Menu

Notícias

Carga avança 3,8% em setembro; acumulado em 12 meses tem variação negativa

19.11.2020


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou avanço de 3,8% na carga de setembro, comparado ao mesmo mês do ano anterior. Com relação a agosto, foi apurada uma variação positiva de 7,4%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses, a carga do apresentou uma variação negativa de 1,7%.

Na comparação com setembro de 2019, o subsistema Sul foi o que apresentou o maior avanço, com 5% de crescimento ou 11.477 MW médios. Em segundo a região Norte, com aumento de 4,1%, ou 5.981 MW médios, seguida pelo Sudeste/Centro-Oeste, com incremento de 3,6%, ou 40.831 MW médios, e do Nordeste, com 3,2% de ascensão ou 11.033 MW médios.

Os dados foram publicados no boletim mensal de carga do ONS, que mostra que a carga em setembro manteve a trajetória positiva iniciada em junho deste ano, com a recuperação das atividades econômicas, após a flexibilização das medidas de isolamento social do covid-19. Além disso, também contribuiu a elevação das temperaturas em grande parte do Brasil.

Com a permanência das pessoas em suas casas, este fator intensificou a utilização de equipamentos de refrigeração ou ventilação nas residências, com consequente elevação do consumo. Ainda durante o mês, notou-se a retomada das plantas eletrointensivas, cujo consumo vinha se mantendo reduzido desde março, e alavancou ainda mais o uso da eletricidade.

O setor industrial brasileiro apresentou expansão em níveis quase recordes em novas encomendas e na produção, além de um retorno ao crescimento das vendas para exportação. As empresas aumentaram a contratação de mão de obra e a atividade de compra apresentaram um maior otimismo em relação à produção no futuro. Por outro lado, o aumento nos preços, tanto de insumos, quanto de produtos, atingiu números recordes da pesquisa.

Link Externo: target="_blank" href="http://megawhat.energy/news/112506/carga-avanca-38-em-setembro-acumulado-em-12-meses-tem-variacao-negativa"

Autor: Natália Bezutti

« VOLTAR