Menu

Notícias

Agenda do mercado reforça liberdade e papel do consumidor

02.12.2020


Liberdade, flexibilidade, preços competitivos e o consumidor no centro das decisões continuarão sendo a prioridade da agenda do mercado de energia nos próximos quatro anos. A atualização dessa agenda para o período de 2021 a 2024 foi consolidada pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, a partir de amplo debate com empresas associadas e instituições do setor elétrico.

O documento entregue na ultima quinta-feira (26) ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirma que a pandemia demostrou mais uma vez que a abertura do mercado é o caminho natural para a superação das ineficiências do modelo atual do setor.

A agenda foi dividida em quatro pontos. No primeiro, que trata da liberdade de escolha do consumidor como meio para obtenção da eficiência, os comercializadores defendem a antecipação do cronograma de abertura e a simplificação do processo de migração para o ambiente livre.

O segundo ponto trata do aprimoramento do processo de formação de preços de energia elétrica, para que a precificação se aproxime da operação real. O terceiro destaca a segurança das negociações no mercado de curto prazo e a proposta dos comercializadores de implantação de um sistema de garantias. O quarto ponto fala do mercado de derivativos de energia como mais uma ferramenta de modernização setorial e de outras oportunidades que surgirão com a nova Lei do Gás, que está em tramitação no Senado.

 

 

Link Externo: target="_blank" href="http://canalenergia.com.br/noticias/53156039/agenda-do-mercado-reforca-liberdade-e-papel-do-consumidor"

Autor: SUELI MONTENEGRO

« VOLTAR