Menu

Notícias

Mundo deve investir US$ 700 bilhões/ano para atingir 57% de renováveis até 2030

11.12.2020


A Agência Internacional de Energia Renováveis (Irena, na sigla em inglês) estima que para que o mundo alcance a meta de gerar 57% do total de energia com fontes renováveis até 2030, será necessário dobrar os investimentos atuais, resultando em mais de US$ 700 bilhões por ano.

Segundo a agência internacional, a queda contínua dos custos dos projetos renováveis tem feito com que o setor se torne mais atraente para aqueles que procuram investimentos estáveis e econômicos com retornos consistentes e previsíveis.

No entanto, para os países em desenvolvimento, a maioria dos investimentos em energia renovável vem de instituições internacionais e que podem ter ressalvas para aporte se os projetos dependerem de tecnologias que ainda não foram comprovadas localmente.

Ainda de acordo com a Irena, outro obstáculo para o investidor é o descasamento entre o financiamento do projeto, em moeda forte, e a receita, em moeda local, que pode deixar o fluxo de caixa vulnerável ao câmbio.

Dessa forma, por entender que as instituições financeiras locais possuem melhor posição para mitigar esses riscos, a agência recomenda que seu papel seja reforçado como credores de projetos renováveis, tornando esses investimentos mais atraentes e econômicos tanto para investidores quanto para desenvolvedores.

Link Externo: target="_blank" href="http://megawhat.energy/news/116820/mundo-deve-investir-us-700-bilhoesano-para-atingir-57-de-renovaveis-ate-2030"

Autor: Natália Bezutti

« VOLTAR