Menu

Notícias

Com altos e baixos em 2020, mercado livre se prepara para expansão em 2021

28.12.2020


Em meio a um ano de pandemia e mudança de planos para diversos segmentos da economia, o setor elétrico se deparou, inicialmente, com uma queda brusca de 12,1% do consumo, logo no início do período de isolamento social, em abril. Com isso, o mercado livre de energia, que acabava de comemorar a aprovação do PLS 232 no Senado, sofreu seu primeiro impacto com pedidos para suspensão de contratos de fornecimento por conta de força maior.

No entanto, apesar da reação inicial, muitas empresas voltaram atrás e renegociaram seus contratos com as comercializadoras, as quais, por sua vez, estenderam prazos e buscaram o melhor caminho junto com os clientes.

“A pandemia mostrou não só que o mercado está preparado, como evidenciou que essa abertura (mercado livre) é necessária. As políticas de isolamento impactaram os consumidores de energia e as empresas de um modo geral, mas as comercializadoras conseguiram honrar seus contratos e em muitos casos renegociaram condições para não onerar seus consumidores, sem repassar prejuízos ao mercado”, contou Alexandre Lopes, vice-presidente de Estratégia e Comunicação da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).

Em contrapartida, o ambiente regulado apresentou maior dificuldade, precisando de ajuda da Conta-Covid para ajustar o fluxo de caixa das distribuidoras, com a tomada de empréstimos que serão incorporados às tarifas dos consumidores nos próximos anos.

Gustavo Arfux, sócio-fundador da True Comercializadora, também destacou a superação do mercado nas negociações com os clientes, que antes, recorriam muito mais à Justiça do que ocorreu nesse período de pandemia.

“Conseguimos passar pelo que poderia ser um novo grande problema jurídico, que acabou sendo bem equacionado. As comercializadoras fizeram bem seu papel e foram habilidosas e conseguiram uma solução. Isso provou que o mercado livre está num caminho de maturidade que não tem mais volta”, disse Arfux.

A área da trading da Comerc viu nessa queda brusca do consumo um dos maiores desafios de 2020, principalmente porque a empresa tem sua estratégia de negócio com foco no consumidor, no longo prazo. Mas, desse momento a empresa tira uma conquista importante: de melhoria em sua análise de crédito.

“Foi um trabalho iniciado em 2019, mas que se solidificou em 2020 e que foi fundamental para que os resultados financeiros do ano também fossem positivos, especialmente quando consideramos o cenário geral”, disse Enrico Dal Sasso Begliomini, vice-presidente da Comerc Energia.

Com a retomada gradual da economia proporcionada pela flexibilização das medidas de isolamento social, a partir de julho o consumo de energia no país se aproximou da recuperação, com recuo de apenas 0,7% na comparação com julho de 2019 - na média entre mercado livre e mercado regulado. No entanto, considerando o resultado do mês apenas do ambiente livre, o consumo foi positivo, com elevação de 2% nesse período, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

“Em junho e julho, nós nos espantamos com a retomada de consumo, chegando na curva de 2019 numa velocidade maior do que a gente imaginava. E aí entramos numa das piores séries hidrológicas do histórico. Ao mesmo tempo em que tivemos recuperação do consumo, houve a degradação forte das afluências”, indicou Arfux da True Comercializadora.

 

Gráfico elaborado com dados do ONS

 

E se por um lado o baixo consumo trouxe pouca volatilidade para o Preço da Liquidação das Diferenças (PLD) no segundo trimestre, a partir do terceiro trimestre, o setor se deparou com a pior hidrologia da série histórica do Operador Nacional do Sistema (ONS), desde 1931.

Com a retomada da economia e o cenário hidrológico desfavorável, as comercializadoras tiveram como desafio a elevação dos preços. “Apesar dessas variações, consideramos que 2020 foi um ano bom e lucrativo para as comercializadoras, no qual as contrapartes investiram em redução de risco, de portifólio e risco de crédito”, apontou o vice-presidente da Comerc Energia.

 

Link Externo: target="_blank" href="http://megawhat.energy/news/118705/mercado-livre-sai-fortalecido-de-2020-e-pronto-para-expansao"

Autor: Camila Maia

« VOLTAR